Clique nas imagens para ampliar
A estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS/ETCC) com aparelho tdcs é uma técnica neuromodulatória, portátil e não invasiva que fornece uma baixa corrente elétrica ao couro cabeludo. Por meio do aparelho tdcs uma corrente fixa entre 1 e 2 mA é tipicamente aplicada, o aparelho tdcs funciona na aplicação de uma corrente positiva (anódica) ou negativa (catódica) via eletrodos a uma área, facilita a despolarização ou hiperpolarização de neurônios, respectivamente.
ESPECIFICIDADES DO USO DO APARELHO TDCS
O posicionamento dos eletrodos ânodo e cátodo do aparelho tdcs é usado para influenciar como a corrente flui e onde no cérebro ela ocorre. A corrente fornecida pelo aparelho tdcs não é considerada forte o suficiente para desencadear um potencial de ação em um neurônio; seu efeito trabalha aproximando ou afastando os neurônios do disparo.
Claramente, a tDCS/ETCC altera o potencial de membrana em repouso dos neurônios locais na área-alvo do cérebro, para estimular a atividade de um neurônio em uma direção desejada. Dessa maneira, o aparelho tdcs pode auxiliar no fortalecimento ou enfraquecer a transmissão sináptica entre os neurônios, aumentando a plasticidade sináptica, que é, por sua vez, a base celular da aprendizagem. Assim, a tDCS é frequentemente combinada com treinamento. O treinamento em si produz aprendizado (plasticidade sináptica), e a tDCS amplifica esses efeitos (aumenta a plasticidade sináptica). Algumas áreas em que a tDCS tem sido explorada incluem: depressão, esquizofrenia, afasia, dependência, epilepsia, dor crônica (enxaqueca, fibromialgia), atenção e reabilitação motora.
Os aparelhos tDCS são pequenos dispositivos alimentados por bateria. Há um painel de controle que permite programar o dispositivo (por exemplo, para definir a duração e a intensidade da estimulação). Os eletrodos são colocados na cabeça e mantidos no lugar pelo arnês, uma cinta elástica. Um cabo conecta cada eletrodo ao estimulador. Quando o estimulador é ligado, a corrente flui do dispositivo para o eletrodo e, subsequentemente, através do cérebro.
ESTIMULADORES CLÍNICOS E PARA PESQUISA
A PROIBRAS LTDA fornece vários modelos de estimuladores de pesquisa e grau clínico como o DC-Stimulator Plus, que tem muitos recursos que ajudam a garantir que a estimulação seja tolerável e confiável. No caso deste equipamento, há o módulo Opcional Study Mode, que propicia a realização estimulações SHAM/Placebo, em caráter DUPLO-CEGO.
Para saber mais sobre Aparelho tdcs
Ligue para 11 5091-6780 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!